Não há como falar sobre o mangá sem citar o maior expoente do assunto e hoje considerado o pai do mangá:Osamu Tezuka
Entre milhares de artistas que apareceram na terra do sol nascente,apenas um recebeu a honra máxima:ser aclamado o "deus do mangá",ou "deus das histórias em quadrinhos".
Osamu Tazuka foi um dos mais produtivos artistas japoneses.Foi ele que definiu os elementos principais dos mangás:desenho estilizado,olhos grandes e uma narrativa cinematográfica.
Tezuka nasceu em 11 de novembro de 1928.Começou a desenhar tirar aos 17 anos.Aos 24 formou-se em medicina,mas desistiu da carreira para trabalhar apenas com quadrinhos.Em 1963 seu estúdio de animação,Mushi Productions,lançou a segunda série de TV em desenho,o Tetsuwan Atom,conhecido no ocidente como Astro Boy.
Muitas das obras de Tezuka viraram desenho animado,como A Princesa e o Cavaleiro,Don Drácula,Jungle Emperor(Kimba),Phoenix,Black Jack e inúmeras outras.
Nos seriados live-acton,a maior contribuição de Tezuka foi em 1966,com o Magna Taishi(Embaixador Magna),conhecido no Brasil como Goldar,O Vingador do Espaço,que foi o primeiro seriado colorido do gênero.
Contando com vários ajudantes para auxiliá-lo ele produzia cerca de 300 páginas de quadrinhos por mês para várias revistas,uma prática que se tornou comum no Japão.
Tendo produzido inúmeras hitórias que se tornaram clássicas,Osamu Tezuka faleceu em 9 de fevereiro de 1989,deixando uma obra versátil para toda a eternidade.Kakaroto.
Pôr:Analógico
Nenhum comentário:
Postar um comentário