domingo, abril 01, 2007

Remédio Para a Solidão


Pergunta-me muitas vêzes:"Qual é o problema que aflige muitas pessoas do que qualquer outra hoje em dia?:"Os interrogadores reagem com surprêsa quando lhes respondo:"A Solidão."
A Solidão é a semente da qual brotam numerosos outros problemas que afligem a alma do homem moderno.Não há mal humano tão agudo nem tão universal.
Os estragos da solidão penetram profundamente em muitos dos nossos problemas mais aflitivos.Estudos profundos de pessoas que tentaram suicidar-se revelaram que foi a solidão que impeliu a maioria delas ao gestos extremo.
"A solidão não acontece apenas nos dias sombrios"observa o Romancista Faith Baldwin." A Solidão pode penetrar-nos como uma faca numa manhã de primavera ou numa tarde dourada de verão,não importa onde ou o que estamos fazendo."Sendo oque são os males da solidão,creio que não é demais dizer que um princípio básico de vida consiste em encontrar meios de resolver êste,o mais universal dos problemas.
Em nossa busca logo descobrimos que engolfarmo-nos nas multidões não é solução.
Mais não haverá maneira de vencer êste tormento de espírito?
Eu sugeriria algumas providência:
Estabelecer distinção entre solidão e ser só.
Identificar a solidão pelo que ela é.
Dedicar - se a servir aos outros.
Na meditação espiritual os nossos olhos se abrem para ver à nossa volta os espíritos invisíveis de todas as idades.
A vida verdadeiramente espiritual nunca tende ser solitária.Na oração não só encontramos Aquêle que "está mais perto do que a respiração,mais perto do que as mãos e os pés."mas também nos tornamos parte consciente de uma solidariedade verdadeira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Solidão começa qdo o indivíduo está separado da sua própria alma que é sua vida, seu mundo.
Consequentemente se desconecta de tudo.