quarta-feira, outubro 04, 2006

Milton Santos


Para obter uma visão humanista da geografia,Milton Santos misturou harmoniosamente as disciplinas,analisando as consequências que existem na vida cotidiana das pessoas.Subordinou o estudo do espaço aos interesses do homem.

Os pais,professores primários,pobres,alfabetizaram o filho,incentivaram a estudar sempre e muito.Concluiu o primário aos oito anos.Milton Santos,neto de escravos por parte de pai,nasceu em 3 de maio de 1926,em Brotas de Macaúnas,Bahia.
Começa a frequentar escolaem 1937.Cursa o ginásio,atual Ensino Médio,em Salvador.
Aluno aplicado e crítico já era agitador cultural.Editava jornalzinho estudantil.Experiência que o levaria a trabalhar no jornal A Tarde,de Salvador.Aos 15,dá aulas partculares de Geografia.O desejo de tornar-se engenheiro é desencorajadopor saber que negros não eram bem aceitos na Politécnica.Cursa Direito na Universidade Federal da Bahia.Chega a advogar em Ilhéus,mas paralelamente leciona Geografia em escolas públicas.

Exílio Voluntário
Em 1948,com 22 anos,escreve o primeiro livro,O Povoamento da Bahia:Suas Causas Econômicas.O golpe militar interrompe sua produção em 1964,passa cem dias presoem Salvador.Libertado deixa voluntariamente o País e segue para a França,de onde volta 13 anos depois.Durante o exílio,constrói currículo á margem da Academia Brasileira:leciona na França,Canadá,Venezuela e Estados Unidos,trabalha em Dar-es-Salam,na Tanzânia.
Graças à brilhante carreira acadêmica,obteve reconhecimento internacional ao dar dimensão humana,social à sua área de estudo,a Geografia.

Milton Santos foi intelectual comprometido com a sociedade e com os excluídos.Relacionou o homem com o espaço em que vive.Misturou harmoniosamente as disciplinas para obter visão humanista e filosófica da Geografia,ao analisar as consequências que a economia,antropolagia,política,o desenvolvimento urbano,a estrutura agrária e os mais complexos problemas sociais têm na vida cotidiana das pessoas.

SinopseColeção Pensamento Radical
O geógrafo Milton Santos tornou-se uma referência em questões contemporâneas e um escritor em grande estilo. Ele deixou uma das mais extensas bibliografias brasileiras, certamente a mais opulenta bibliografia entre os geógrafos latino-americanos, e participou com destaque na conceituação, revisão metodológica e valorização da geografia para o mundo contemporâneo. Influenciou sobremaneira a geografia brasileira e latino-americana, além de outros campos das ciências sociais. Esta publicação traz artigos de inúmeros estudiosos da obra de Milton Santos, além de alguns textos inéditos do autor.

Nenhum comentário: