domingo, outubro 01, 2006

Mahommah Baquaqua

Mahommah Baquaqua,Africano trazido a Pernambuco,que publicou Suas Memórias em 1854 nos Estados Unidos.

A história de Mahommah Gardo Baquaqua é um exemplo. Originário do Benin, Baquaqua foi um dos poucos escravos a deixar uma autobiografia, descrevendo sua trajetória no cativeiro brasileiro e, depois, suas viagens para os EUA, Haiti e Canadá.

Pouco me importava ser escravo.Nos foi dado a entender que deveríamos permanecer em silêncio[...],se não nossas vidas estariam em perigo.[...]
Desembarcamos a algumas milhas da cidade,na casa de um fazendeiro,que era usada como uma espécie de mercado de escravos.[...]Pouco me importava,então,de ser escravo,havia me safado do navio e era apenas nisso que eu pensava.

Um comentário:

Aparecido Rodrigues Silva disse...

Aparecido Rodrigues Silva. Ribeirão Preto - SP.

Apenas hoje, 07/04/2010, que eu tomei conhecimento da historia deste africano, verdadeiro elo de ligação com o nosso passado, já que documentos historicos foram "queimados", para apagar a vergonha da escravidão brasileira.