domingo, outubro 22, 2006

RECIFE - Terça Negra

Recife é a capital do estado brasileiro de Pernambuco. Apesar de Olinda, situada na região metropolitana do Recife, ter sido a primeira capital da capitania de Pernambuco, Recife é a capital mais antiga do Brasil, fundada em 1537.A cidade sempre foi berço de intensa atividade cultural. Poetas e escritores como Alberto da Cunha Melo, Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho, César Leal, Clarice Lispector, Jaci Bezerra, Sebastião Uchoa Leite, Nelson Rodrigues, Gilberto Freyre, Paulo Freire, João Cabral de Melo Neto e Joaquim Nabuco são alguns dos grande expoentes. Hoje em dia, é um pólo-cultural em constante crescimento na artes visuais, música, teatro, e literatura do Brasil.Na música, especialmente pela influência de sua pluralidade de ritmos como o frevo e o maracatu sua efervescência cultural também a tornou lar de diversos músicos e compositores tradicionais e contemporâneos, entre os quais destacam-se Capiba, Nelson Ferreira, Antonio Maria, Zeh Rocha,Pochyua Andrade, Almir Oliveira, Lula Queiroga, Erasto Vasconcelos, Ademir Araújo, Lenine, Fred Zero Quatro, Irmãos Valença, Antônio Nóbrega, Naná Vasconcelos, Paulo Diniz, Fernando Lobo, Antônio Maria e Chico Science.

Nas artes plásticas seus nomes mais destacados são Abelardo da Hora, Francisco Brennnand, Hélio Feijó, João Câmara, Lula Cardoso Ayres, Rinaldo, Vicente do Rego Monteiro , Welington Virgolino e Gil Vicente Vasconcelos de Oliveira.

Terça Negra

Eles chegam de todos os recantos da Região Metropolitana e o destino é um só: o pátio de São Pedro. É noite de terça-feira e integrantes de todas as tribos se reúnem para celebrar a Terça Negra.O projeto é para divulgar a cultura negra apoiando grupos locais e incentivando a música e a dança.

Nenhum comentário: